Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-03-17 às 15h22

Plataforma de ensino à distância registou mais de 63 mil participantes em cerca de 2700 aulas ou reuniões

A plataforma de ensino à distância COLIBRI, disponibilizada pela Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-FCCN), registou ontem, dia 16 de março, mais de 63 mil participantes em cerca de 2700 aulas/reuniões (num total de 2.441.387 minutos). 

A plataforma continua a registar diariamente um aumento do número de utilizadores, verificando-se uma grande mobilização de todas as instituições de ensino superior na adoção de ambientes colaborativos e de ensino a distância no âmbito dos seus Planos de Contingência para prevenir a transmissão do novo coronavírus (o COVID-19).

No sentido de continuar a apoiar a comunidade académica e científica na adoção de ambientes de trabalho colaborativo e garantir a manutenção das atividades letivas e da investigação, assim como promover o teletrabalho no momento excecional que o país enfrenta, a FCT-FCCN tem vindo a reforçar a capacidade das plataformas em ambiente colaborativo, tendo desde já duplicado o número de processadores, de memória, disco e máquinas virtuais de transcoding do COLIBRI. Relembra-se que esta plataforma permite o ensino a distância através de aulas virtuais até 300 participantes, com partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ecrã.

Além desta plataforma COLIBRI, a FCT-FCCN disponibiliza ainda outros serviços de apoio ao ensino a distância e ao teletrabalho, designadamente: 

VIDEOCAST - permite a transmissão de vídeo em direto para todo o mundo, por Internet, sem anúncios ou interrupções. O conteúdo é partilhado de forma simples, através de uma página web com chat integrado, sendo possível partilhar uma aula com todos os que tenham acesso ao link de transmissão, com opção de controlo por palavra-chave. O serviço é compatível com os principais browsers de internet e dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

EDUCAST - permite gravar, editar e publicar vídeos educativos, nomeadamente aulas, formações ou tutoriais. Esta publicação é feita através do upload para um portal pesquisável, que agrega mais de 22 mil vídeos educativos. O Educast permite a edição e publicação, com recurso a software próprio, de forma simplificada, garantindo que os vídeos ficam disponíveis aos alunos em múltiplos formatos: streaming, desktop e mobile.

NAU - Sempre a Aprender – é uma plataforma que suporta cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course). Caso a instituição ative planos de contingência com os seus colaboradores em regime de teletrabalho, é possível dar-lhes a oportunidade de melhorar as suas competências em várias áreas do conhecimento.

FILESENDER – é uma plataforma para a partilha segura de ficheiros que são demasiado grandes para ser enviados por email. Tem um limite de envio máximo de 100 GB e foi desenvolvida tendo em conta requisitos específicos da comunidade académica e científica, permitindo, contudo, que qualquer pessoa possa receber os ficheiros.