Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-10-01 às 10h24

Participação da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação na Reunião Ministerial sobre a República Centro Africana

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participa na Reunião Ministerial sobre a República Centro-Africana (RCA), que se realiza por videoconferência, a partir das 15:30 (hora de Lisboa), e que decorre à margem da 75ª sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Na reunião, os Ministros vão abordar a situação política e de segurança na RCA, à luz dos atuais desafios com que o país se confronta e do calendário eleitoral dos próximos meses, com eleições presidenciais e legislativas previstas para dia 27 de dezembro.

Serão igualmente avaliadas as perspetivas de dinamização e reforço do apoio à implementação do Acordo de Paz, e as ações da comunidade internacional com vista à estabilidade e desenvolvimento do país.

Portugal tem defendido o reforço da estabilização e desenvolvimento da RCA, com enfoque no restabelecimento da capacidade de atuação de instituições civis e militares em todo o território.

Nesse contexto, Portugal participa, atualmente, com meios militares tanto na EUTM-RCA (Missão de Treino Militar da União Europeia na República Centro-Africana), como na MINUSCA (Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana), naquele que constitui hoje o mais importante envolvimento nacional em missões da ONU.