Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-09 às 14h07

Parque Nacional da Peneda-Gerês reforçado em meios humanos e em novos investimentos

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, preside esta sexta-feira, 10 de julho, à «Sessão de apresentação dos novos investimentos e reforço de meios humanos no Parque Nacional Peneda-Gerês», que conta ainda com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

No evento será assinado o memorando de entendimento entre os cinco municípios integrantes deste território – Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, com vista à adesão ao modelo de cogestão deste parque nacional.

Serão ainda assinados protocolos entre o Fundo Ambiental, as cinco autarquias e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), referentes ao «Projeto de Melhoria das condições de visitação nos cinco municípios do Parque Nacional da Peneda-Gerês» que, no global, se traduzem num apoio no valor de cerca de 550 mil euros.
Na mesma ocasião, ocorrerá a formalização da contratação, dos 50 elementos do Corpo Nacional de Agentes Florestais a alocar a esta área protegida.

Por fim, será inaugurada a intervenção da Beneficiação do Caminho Florestal entre Leonte e a Portela do Homem, também apoiada pelo Fundo Ambiental, com o valor de 533 mil euros. A mesma enquadra-se no Projeto 4 – Ordenamento e Sustentabilidade da Zona de Proteção Total da Mata de Albergaria, um dos onze projetos dos Plano-Piloto para o Parque Nacional da Peneda Gerês com um investimento global de 8,4 milhões de euros.