Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-10-09 às 13h52

Parque Nacional da Peneda-Gerês foi inaugurado há meio século

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, participa no domingo, 11 de outubro, na cerimónia que assinala o 50.º Aniversário da Inauguração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. O evento contará ainda com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

Na mesma ocasião será assinado o protocolo de cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês, entre o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Fundo Ambiental e a ADERE-Peneda Gerês, organização que desenvolve a sua atividade nos municípios integrantes deste território – Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. O modelo de cogestão desta Área Protegida integra também uma instituição de ensino superior, uma associação de defesa do ambiente e outros atores de relevância local.

O Governo consolida, assim, a estratégia de valorização do território e da Rede Nacional de Áreas Protegidas, focada numa gestão ativa e de proximidade. Este protocolo, o sexto a ser assinado, prevê uma verba de 100 mil euros, a ser aplicada durante 36 meses, para apoio técnico e operacional e atividades prioritárias de promoção da cogestão desta área protegida.

Até ao final de 2020, os investimentos destinados às áreas protegidas ascenderão os 29 milhões de euros.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi a primeira área protegida criada em Portugal, mantendo-se como o único com o estatuto de Parque Nacional, reconhecido internacionalmente com esta classificação.