Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-30 às 14h55

Os 15 sucessos da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia na área das Finanças

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE) ocorreu num período desafiante para a Europa e para o Mundo, assumindo, desde logo, que a recuperação económica europeia estaria no topo da agenda do Conselho ECOFIN.

Apesar dos desafios que se colocaram ao longo dos últimos seis meses, verificaram-se progressos importantes a vários níveis. É, por isso, com grande satisfação que o Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, passa a pasta ao seu homólogo Esloveno, Andrej Šircelj, num momento em que a retoma económica já está em andamento e as perspetivas económicas para a segunda metade do ano são muito positivas.

Ao longo do último semestre, a PPUE concentrou esforços na promoção de uma resposta europeia coordenada, tanto nos meios de combate à pandemia, como no relançamento da economia. Destaca-se a decisão de manutenção da suspensão das regras orçamentais em 2022, um sinal claro de uma coordenação inédita entre os Estados-Membros para manter a recuperação no topo das prioridades.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.
Áreas:
Finanças