Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-01-19 às 17h46

Organização Mundial do Turismo reunida para debater futuro do setor

Terminou esta terça-feira, dia 19 de janeiro, em Madrid, a 113ª reunião do Comité Executivo da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. Ao longo dos 2 dias de trabalho, decorreu também a 8ª reunião do Comité de Crise para o Turismo Global (Global Tourism Crisis Committee), a primeira a decorrer em 2021, que debateu o futuro das viagens e a recuperação do setor do turismo, em contexto de vacinação contra a Covid-19.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, em representação de Portugal, instou os Estados Membros da UE a uma ação conjunta para a recuperação e resiliência no setor do Turismo, lembrando que «a Europa tem a visão, o programa e os recursos financeiros necessários». 

A este propósito sublinhou, ainda, que Portugal, no âmbito da Presidência do Conselho da Europa, tem como prioridade a implementação do Quadro Plurianual Financeiro 2021 – 2027 e do instrumento EU Next Generation que fornecem as ferramentas e meios necessários para a execução dos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência, cuja aprovação é outra das prioridade da presidência portuguesa.

A Secretária de Estado defendeu, ainda, na reunião da OMT, que só trabalhando em conjunto e através de políticas e práticas de desenvolvimento mais responsáveis e sustentáveis, se conseguirá chegar a um turismo global mais forte, resiliente e ágil, capaz de enfrentar futuras crises. 

«A formação dos futuros profissionais do turismo assim como daqueles que já estão no setor e que necessitam de ganhar novas competências nomeadamente na área do digital deverá ser uma prioridade comum, tal como o desenvolvimento de um sistema de informação simples que se apoie em ferramentas já existentes, por forma a facilitar a mobilidade transfronteiriça das pessoas num contexto da pandemia do Covid-19», referiu Rita Marques.

No âmbito da 113ª reunião do Conselho Executivo da OMT, esta terça-feira, foi reeleito para o cargo de Secretário Geral da Organização Mundial de Turismo durante o período 2022-2025, Zurab Pololikashvili.