Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-17 às 16h38

Nova ronda negocial com os sindicatos representativos dos trabalhadores da Administração Pública

Realizou-se hoje a segunda reunião entre o Governo, representado pelo Secretário de Estado da Administração Pública, e as estruturas sindicais que representam os trabalhadores da Administração Pública, no seguimento da reabertura das negociações sobre o programa plurianual para a Administração Pública de 2020 a 2023 e a atualização salarial em 2020.

O Governo demonstrou abertura para analisar as contrapropostas apresentadas pelos sindicatos dentro da margem orçamental disponível, tanto para 2020 como para os anos seguintes, numa lógica de faseamento. Foram recebidas propostas escritas da Frente Sindical e da Frente Comum. Embora não tenha entregue um documento escrito, a FESAP apresentou verbalmente as suas propostas na reunião. O Governo já se tinha pronunciado sobre a maior parte das propostas hoje apresentadas pelos sindicatos, mas irá novamente debruçarse sobre elas.

De acordo com a premissa de cedência mútua subjacente a qualquer processo negocial, o Governo melhorou a sua proposta inicial de valorização dos trabalhadores (com uma valorização superior para os salários mais baixos) e mostrou abertura para, dentro da margem orçamental disponível, se aproximar das propostas sindicais. Nesse sentido, o Governo irá analisar todas as contrapropostas apresentadas pelos sindicatos, embora, numa primeira análise, seja possível afirmar que são mais exigentes do ponto de vista orçamental do que as inicialmente apresentadas.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.