Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-03-27 às 15h08

Nova linha de SMS para apoiar as vítimas de violência doméstica

Face à situação excecional de saúde pública mundial e à proliferação de casos registados de contágio de COVID-19, e ao decreto de estado de emergência em Portugal, o Governo adotou, entre outras, medidas necessárias de isolamento social.

O confinamento de mulheres e crianças no espaço doméstico junto com agressores pode, no entanto, agudizar o risco de estas sofrerem diversas formas de violência e limitar a sua capacidade de pedir ajuda, pelo que se torna necessário disponibilizar às vítimas novas formas de comunicação e de pedido de apoio escrito, que complementem o atual serviço telefónico de informação às vítimas de violência doméstica.

Assim, em coordenação com o Governo, a Fundação Vodafone Portugal criou uma linha de apoio com o número 3060, que permite o envio de mensagens de texto rápidas (SMS) pelas vítimas que queiram pedir ajuda. Este mecanismo, disponível a partir de hoje, é gratuito e garante a confidencialidade, uma vez que não fica qualquer registo no detalhe mensal das faturas.

Do outro lado, a responder às SMS, está a equipa especializada da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), de forma permanente e em articulação com toda a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, à semelhança do que já acontece com a linha telefónica (800 202 148) e com o novo e-mail de emergência (violência.covid@cig.gov.pt).

As vítimas de violência doméstica não estão sozinhas. A violência doméstica é um crime público. Denunciar é uma responsabilidade coletiva. Mais informação disponível no seguinte link https://www.cig.gov.pt/2020/03/covid-19-seguranca-isolamento/.
Áreas:
Presidência