Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-01-29 às 15h06

Nomeação para o cargo de Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública

O Primeiro Ministro e o Ministro da Administração Interna nomearam o Superintendente-Chefe Manuel Augusto Magina da Silva para o cargo de Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Manuel Augusto Magina da Silva tem 54 anos e exerce, desde 3 de agosto de 2015, as funções de Diretor Nacional Adjunto para a Unidade Orgânica de Operações e Segurança da PSP.

É licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e concluiu o Curso de Operações Especiais, o Curso de Direção e Estratégia Policial e o Curso de Auditor de Defesa Nacional.

Participou em diversas ações de intercâmbio no domínio técnico e tático envolvendo Unidades de Operações Especiais contraterroristas de diversos países e foi perito nacional no Grupo de Trabalho Técnico para Grandes Eventos e Informação relacionada com Terrorismo (METRI PRUM).

Enquanto Comandante da Unidade Especial de Polícia (maio de 2008 a fevereiro de 2012), participou no planeamento e no comando de diversas operações policiais complexas e de elevado risco, ocorridas em território nacional, nomeadamente as relacionadas com a realização da Cimeira Ibero-Americana (novembro de 2009), a visita do Papa Bento XVI (maio de 2010) e a realização da cimeira da NATO (novembro de 2010).

Na qualidade de docente do Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna, lecionou matérias relacionadas com comando e liderança e comando e controlo.

No desempenho das funções de Diretor Nacional Adjunto para a Unidade Orgânica de Operações e Segurança exerceu o comando estratégico de diversas operações policiais complexas relacionadas com a gestão da segurança de grandes eventos desportivos e manifestações com dimensão nacional.

A cerimónia de tomada de posse do Diretor Nacional da PSP está marcada para o próximo dia 3 de fevereiro, pelas 17h30, no Ministério da Administração Interna.