Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-05-28 às 15h02

Ministros europeus responsáveis pela Investigação e pelo Espaço reúnem-se para debaterem o papel da investigação e da inovação na recuperação da União Europeia

Os Ministros europeus responsáveis pela Investigação e pelo Espaço reúnem-se em videoconferência, esta sexta-feira, dia 29 de maio, para debaterem o papel da investigação e da inovação (I&I) na recuperação da União Europeia (UE) após a pandemia da Covid-19 e o papel dos dados obtidos por satélite e dos serviços e tecnologias espaciais na promoção de uma recuperação económica ecológica e sustentável após a crise sanitária que a Europa atravessa. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participa em ambas as reuniões.

O Conselho Europeu, na vertente Investigação, reúne-se, em videoconferência, a partir das 9 horas (hora de Lisboa), e durante o encontro será discutido o roteiro comum para a recuperação da UE apresentado pelo Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em abril, no qual a transição ecológica e a transformação digital são apontados como prioridades fundamentais de investimento e no qual se estimula a autonomia da indústria europeia enquanto caminho para a recuperação da UE no pós-pandemia.

Em debate estará igualmente a evolução do Espaço Europeu da Investigação (EEI) e de como a atual epidemia demonstrou a importância da partilha de dados e informações e a livre circulação de investigadores. Exemplo disso, a criação do plano de ação EEIvsCoronavírus que prevê a coordenação, a cooperação, a partilha de dados e de esforços de financiamento entre a UE e os Estados-Membros.

Pelas 13h30 (hora de Lisboa) o Conselho Europeu, na vertente Espaço, reúne-se para discutir a emergência da aposta numa economia sustentável e com impacto neutro no clima, na qual as tecnologias espaciais são fundamentais. Os ministros focar-se-ão na utilização dos dados e serviços espaciais da UE para promover uma recuperação ecológica e no papel da tecnologia e das infraestruturas espaciais em termos de desenvolvimento sustentável.