Saltar para conteúdo

Comunicados

2020-12-15 às 18h40

Ministro do Mar participa no Conselho de Agricultura e Pescas em Bruxelas

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participou esta terça-feira, em Bruxelas, no Conselho de Agricultura e Pescas (AGRIFISH) que se prolonga até amanhã, 16 de dezembro, e no qual os ministros dos Estados-membros da União Europeia (UE) procuram chegar a um acordo sobre as possibilidades de pesca para os mananciais de pesca do Atlântico e Mar do Norte, Mediterrâneo e Mar Negro, e alguns stocks de profundidade, para 2021.
 
As prioridades do Governo português são finalizar a negociação do Fundo Europeu de Assuntos Marítimos, Pescas e Aquicultura (FEAMPA), a revisão do Regulamento e Controlo da atividade da pesca e a conclusão das negociações relativas às oportunidades de pesca de stocks partilhados com o Reino Unido.
 
Ao final da tarde, tendo em conta que este é o último AGRIFISH sob Presidência alemã e que o próximo já acontece durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, realizou-se a cerimónia de passagem de testemunho (handover) da Ministra da Agricultura alemã, Julia Klöckner, aos ministros portugueses do Mar, Ricardo Serrão Santos, e da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
 
À margem do Conselho AGRIFISH, o Ministro do Mar manteve encontros bilaterais com a Ministra do Mar de França, Annick Girardin, e com o Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Luis Planas. Nos encontros bilaterais foram discutidos a revisão do Regulamento de Controlo na área das pescas, as prioridades da próxima Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia no domínio do mar, e os TAC e as quotas para 2021.
Áreas:
Mar