Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-05-19 às 17h13

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros preside ao Conselho de Comércio da União Europeia

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, preside no dia 20 de maio, em Bruxelas, à reunião do Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) na vertente Comércio, que decorrerá presencialmente.

Os principais temas na agenda serão a revisão da política comercial, a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a preparação da próxima Conferência Ministerial, bem como as relações comerciais entre a UE e os Estados Unidos da América (EUA), estando prevista uma troca de pontos de vista com a Diretora-Geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, e com a Representante dos EUA para o Comércio, Katherine Tai.

Os Ministros responsáveis pela área do Comércio irão também fazer um ponto de situação sobre as negociações relativas à proposta de Instrumento de Contratação Pública Internacional. Sob Diversos, os Ministros abordarão ainda o tema das salvaguardas relativas ao setor do aço e as relações UE-Mercosul.

No final da reunião terá lugar uma conferência de imprensa organizada pelo Conselho da UE, previsivelmente a partir das 16h (hora de Bruxelas).