Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-04-14 às 18h38

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros participa na II Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros da Conferência Ibero-americana

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, participa, no dia 15 de abril, na II Reunião Virtual de Ministros dos Negócios Estrangeiros da Conferência Ibero-americana, sob Presidência pro tempore de Andorra. 

Esta reunião insere-se no quadro dos preparativos da XXVII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que terá lugar em Andorra, a 21 de abril, subordinada ao tema «Inovação para o desenvolvimento sustentável – Objetivo 2030. A Ibero-América face ao desafio do coronavírus».

Na reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros prevê-se a aprovação, para posterior ratificação pelos Chefes de Estado e de Governo, da Declaração da Cimeira, do Compromisso de Andorra, com enfoque na inovação e no desenvolvimento sustentável, e do Programa de Ação, de natureza mais operacional. 

O conteúdo destes três documentos reflete as decisões tomadas nas reuniões setoriais e de Ministros dos Negócios Estrangeiros realizadas sob presidência andorrana. A Conferência Ibero-Americana (CIB) foi criada em 1991, em Guadalajara, México, reunindo hoje 22 países de língua portuguesa e espanhola.