Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-07-01 às 19h43

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e o Secretário-Geral das Nações Unidas no lançamento dos livros «Portugal nas Nações Unidas: 65 Anos de História» e «Portugal Multilateral»

15h00 - O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, participam no lançamento dos livros «Portugal nas Nações Unidas: 65 Anos de Histórias», e «Portugal Multilateral», que terá lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros, no dia 3 de julho.

A publicação destas obras insere-se no quadro da comemoração dos 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos 65 anos da adesão de Portugal à ONU, que o Ministério dos Negócios Estrangeiros iniciou em 2020 (ano das efemérides) e conclui com esta sessão.
O livro »Portugal nas Nações Unidas: 65 Anos de Histórias», coeditado pelo Instituto Diplomático e a Edições Tinta da China, foi coordenado por José de Freitas Ferraz e Raquel Duque e conta com o prefácio do Secretário-Geral das Nações Unidas. A obra está dividida em 23 artigos de académicos, especialistas e diplomatas que analisam o período da adesão de Portugal à ONU até ao 25 de abril; o papel de Portugal na ONU; bem como temas como a paz e a segurança, os direitos humanos, o desenvolvimento económico e social e as agendas multilaterais, as participações de Portugal no Conselho de Segurança, a candidatura a Secretário-Geral da ONU, entre outros temas.

A obra «Portugal Multilateral», Volume I, coeditada pelo Instituto Diplomático e a Almedina, foi coordenada por Alice Cunha e Nuno Severiano Teixeira e consiste num dicionário que conta com a participação de dezenas de autores que refletem sobre diferentes organizações internacionais, agências, fundos e programas das Nações Unidas. Este primeiro volume tem o prefácio do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A sessão será transmitida em direto na página de Facebook do Ministério dos Negócios Estrangeiros: https://www.facebook.com/MNEdePortugal.