Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-07-07 às 16h38

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital desloca-se a Vouzela para inaugurar investimentos ligados à fileira da bicicleta

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, desloca-se esta sexta-feira, dia 9 de julho, a Vouzela para inaugurar e visitar diversos investimentos ligados à fileira da bicicleta.

A visita inicia-se às 11h30, na zona industrial de Campia, com a inauguração da Carbon Team (CT), empresa que produz quadros de carbono e outros componentes de bicicleta em fibra de carbono.

Através de um processo único, a CT produz um dos quadros de bicicleta mais leves do mundo. O Ministro vai inaugurar a fábrica com 9000m2 de unidade fabril, construída e com terreno disponível para construir outros 7000m2 para poder aumentar a sua capacidade de produção.

O investimento inicial do projeto Carbon Team na Zona Industrial de Campia foi de 8,4 milhões de euros, a construção da fábrica teve início no final de 2019 e foi concluída no final de 2020.

Ao início da tarde, pelas 15h00, o Ministro visita as obras da ecopista de Vouzela, um projeto da Câmara Municipal que pretende desenvolver um produto turístico ligado à bicicleta através da requalificação da antiga Linha do Vale do Vouga. Com um investimento de um milhão de euros, financiado pelo Valorizar em 500 mil euros, o equipamento terá 7 km e ligará às ecopistas do Vouga e do Dão.

Este projeto junta-se a uma estratégia que visa consolidar o território enquanto destino de turismo natureza, alinhado com uma variada oferta de trilhos de BTT, Trail, percursos pedestres e a Subida Épica Vouzela - Adsamo.

Segue-se a visita à loja de produtos tradicionais Saudade do Centro, que recentemente criou um alforge para bicicletas em burel, um tipo de tecido muito típico da serra do Caramulo usado para a confeção da capucha. Este artigo é feito por uma artesã, que está a tentar revitalizar o uso do burel reaproveitando-o para outras finalidades.

A agenda prossegue com a inauguração da Bike Vantage, uma empresa que comercializa equipamentos para bicicletas e que nasceu na incubadora de empresas de Vouzela (C@deia).

A deslocação termina com a inauguração do Bike Inn, um alojamento no centro da vila de Vouzela cujo conceito principal é a bicicleta.

Consulte o programa da visita em anexo.