Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-12-09 às 19h07

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na Terceira Cimeira Europeia da Educação

A Terceira Cimeira Europeia da Educação realiza-se online esta quinta-feira, dia 10 de dezembro, e conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, pelas 15h45 (hora de Lisboa).

Esta será uma oportunidade para debater a importância da transformação digital dos sistemas educativos europeus para o contexto pós Covid-19, para partilhar estratégias que foram adotadas no sentido de mitigar os efeitos da Covid-19 na educação e na formação e para refletir acerca do desenvolvimento e implementação do Espaço Europeu da Educação, até 2025 e do Plano de Ação para a Educação Digital.

Face à pandemia, o ensino online e a distância ganhou especial relevância e contribuiu para a manutenção dos ciclos de aprendizagem e formação de crianças, jovens e adultos.
A Cimeira pretende por isso refletir também acerca da melhor forma de promover melhores condições de ligação à internet, de reduzir a exclusão de alunos que não têm acesso às tecnologias e de ajudar pais, professores e formadores no apoio aos estudantes no processo de aprendizagem online.

A Terceira Cimeira Europeia da Educação reúne ministros responsáveis pela educação e ensino superior, deputados do Parlamento Europeu e diversos protagonistas da área da educação e da formação.