Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-01-20 às 11h46

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lamenta a morte do Vice-Reitor da Universidade do Porto, António Silva Cardoso.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, lamenta profundamente a morte prematura do Vice-Reitor da Universidade do Porto (U.Porto), António Silva Cardoso.

O Ministro Manuel Heitor enviou já uma mensagem de condolências ao Reitor daquela instituição de ensino superior, António Sousa Pereira, na qual expressa a sua tristeza e solidariedade e relembra o Vice-Reitor que detinha o pelouro do Património Edificado e Sustentabilidade. 

Nos últimos anos, António Silva Cardoso foi determinante, enquanto membro da Reitoria, para a ampliação e requalificação do campus universitário da U.Porto, pela modernização e expansão dos seus equipamentos e infraestruturas e pela recuperação do património edificado da Universidade.

Era desde janeiro de 2020, Presidente da Direção da UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto.

Doutorado em Engenharia Civil, Professor catedrático e antigo Diretor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia, António Silva Cardoso destacou-se na investigação e consultadoria na área da Engenharia Civil, particularmente da Geotecnia. 

Participou em inúmeros projetos de investigação nacionais e europeus, chegando a coordenar alguns, é autor ou coautor de cerca de 150 publicações em livros, revistas e atas de reuniões técnico-científicas nacionais e internacionais, tendo seis artigos distinguidos com prémios nacionais.

Integrou comissões de avaliação e acreditação de cursos do ensino superior no âmbito do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAVES), da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e da Ordem do Engenheiros. 

Tags: universidade