Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-03-04 às 17h14

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lamenta morte da professora e investigadora Claudina Rodrigues-Pousada

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, lamenta profundamente a morte da professora e investigadora Claudina Rodrigues-Pousada. É com imenso pesar que se encara a perda de uma investigadora e docente que se destacou enquanto uma referência na investigação na área da Genómica, nomeadamente no domínio sobre mecanismos celulares de regulação dos genes.

Doutorada em bioquímica pelo Institut de Biologie Physico-Chimique de Paris, foi a fundadora e Diretora do Laboratório de Genómica e Stress no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB/UNL).

Claudina Rodrigues-Pousada foi investigadora no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e docente de bioquímica no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e no ITQB/UNL.

Em 2009 recebeu o Diploma de Honra da Federação Europeia das Sociedades de Bioquímica, em 2016 a Ciência Viva homenageou-a na exposição e no livro "Mulheres na Ciência" e em 2019, o Ministro Manuel Heitor atribui-lhe a Medalha de Mérito Científico. 

Autora do livro «Quarenta anos de investigação. Na voragem do tempo», um relato sobre a sua trajetória académica, científica, profissional e pessoal, mas também um relato acerca do crescimento e desenvolvimento da Ciência em Portugal no pós-25 de Abril de 1974 e graças à entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (atualmente União Europeia) em 1986.