Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-03-02 às 23h23

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior intervém na segunda conferência mensal organizada no âmbito das comemorações dos 25 anos da FCT

A segunda conferência mensal organizada no âmbito das comemorações dos 25 anos da FCT realiza-se esta quinta-feira, dia 3 de março, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, a partir das 10h30, e conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sessão de encerramento, pelas 17h30. 

Esta segunda conferência incide sobre «Formação avançada e doutoramentos», reunindo dirigentes e peritos de instituições públicas e privadas, incluindo empresas, assim como investigadores e estudantes. O debate será centrado na importância dos doutoramentos no desenvolvimento científico, académico e social e na competitividade, incluindo a análise da evolução dos doutoramentos em Portugal durante os últimos 25 anos e do impacto dos doutorados na administração pública e nas empresas.

Em termos globais, os últimos dados estatísticos oficias mostram que houve um crescimento de 17% na população de doutorados a residir em Portugal entre 2015 e 2020 (i.e., de 30.807 doutorados em 2015 para 37.113 em 2020), tendo sido graduados cerca de dois mil novos doutores em Portugal em 2020.

O financiamento público da formação avançada, sobretudo através do apoio a bolsas de doutoramento pela FCT, inclui cerca de 2330 novas bolsas de doutoramento concedidas em 2021, o que representa um crescimento de 160% face às 895 novas bolsas apoiadas em 2015 pela FCT.  

Entretanto, a revisão do regulamento de bolsas de investigação veio atualizar o valor das bolsas em função da evolução do salário mínimo nacional, que conduziu a um aumento do valor das bolsas de investigação em 2021. Atualmente, as bolsas diretamente financiadas pela FCT representam um investimento anual de cerca de 108 M€ e 19% do investimento total da FCT. Esta parcela do investimento público em ciência pela FCT é cofinanciada em cerca de 40% por fundos comunitários.

Segue em anexo o programa da sessão desta quinta-feira. Trata-se da segunda sessão do ciclo de 12 conferências organizadas para assinalar os 25 anos da FCT, promovendo a reflexão acerca do futuro da ciência em Portugal e no contexto europeu. 

Próximas conferências ((Datas e locais de realização serão anunciados em breve): 

- Emprego Científico e Carreiras Científicas
Março, Coimbra
- Instituições Científicas
Abril, Porto
- Ciência 2022: Encontro com a Ciência e a Tecnologia, nos 25 anos da FCT
Maio, Lisboa
- Atividades e Projetos de I&D
Junho, Vila Real
- Ciência Aberta, Repositórios e Biblioteca On-line
Julho, Braga
- Verão com Ciência
Agosto: Bragança
- Cultura Científica e Ciência Viva
Setembro, Faro
- Computação Avançada
Outubro, Guimarães
- Cooperação Científica Internacional
Novembro, Évora
- A FCT e a ciência em Portugal e na Europa
Dezembro, Lisboa

Leia o comunicado