Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-10-13 às 9h51

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior intervém na conferência «Europe: Unite against Cancer»

A conferência de alto nível «Europe: Unite against Cancer» realiza-se esta terça -feira, dia 13 de outubro, online, a partir das 9 horas (hora de Lisboa) e conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, na sessão de abertura.

Trata-se de uma iniciativa organizada no âmbito da Presidência Tripartida do Conselho Europeu (Alemanha, Portugal e Eslovénia) que definiu a investigação no combate ao cancro como uma das prioridades para a Europa.

Durante a conferência será adotada a declaração conjunta entre os três países, denominada «Declaration on effective cancer research Europe» que visa estimular o reforço da investigação na área do cancro, da prevenção ao tratamento, diagnóstico e tratamento.

Esta conferência e declaração (que segue em anexo) insere-se no planeamento em curso sobre o futuro Programa Quadro europeu de investigação, «Horizonte Europa, 2021-27», o qual incluirá uma «Missão de Investigação e Inovação em Cancro», que visa fortalecer a investigação na Europa em todas as etapas da doença, designadamente: prevenção, diagnóstico e tratamento.  Pretende-se facilitar a redução do número de mortes por cancro aplicando a investigação desenvolvida nesse domínio.

Nesse sentido, Portugal tem participado de forma crescente em redes europeias de investigação em cancro, designadamente através dos «Centros Compreensivos de Cancro - CCCs» em associação com a rede do IPO, unidades de cuidados de saúde e centros de I&D.

O desenvolvimento de «Centros Académicos Clínicos - CACs» em Portugal durante a última década tem ainda sido impulsionado através de colaborações internacionais que visam o desenvolvimento de atividades de investigação na área do cancro para melhorar tratamentos e novas terapias aplicadas ao combate ao cancro.