Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-07-22 às 22h17

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ministra da Coesão Territorial na apresentação do projeto de criação da Escola de Hotelaria e Bem-Estar

O projeto de criação da Escola de Hotelaria e Bem-Estar - Campus da Água do Instituto Politécnico de Bragança (Aqua School of Hospitality and Welness) é apresentado esta sexta-feira, pelas 18 horas, no Edifício do AQUAVALOR, em Chaves, e conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e da Secretária de Estado para a Valorização do Interior, Isabel Ferreira. 

Trata-se de uma proposta do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) após um processo de audição que envolveu todos os Conselhos Técnico-Científicos de todas as Escolas do IPB, e que resulta de uma parceria entre aquela instituição de ensino superior com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e o AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água. 

O Campus da Água, orientado para o desenvolvimento do cluster da água e do termalismo, terá especial relevância no desenvolvimento do território, em particular nos municípios do Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) apostando no reforço da formação com Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas, Mestrados e Pós-graduações em áreas como Direção Hoteleira, Termalismo e Restauração e Gestão da Água. 

A Escola de Hotelaria e Bem-Estar - Campus da Água do IPB resulta de uma aposta na formação e em atividades de I&D no Alto Tâmega no domínio da valorização da água através do desenvolvimento de várias medidas: 

1. desde 2015 o IPB tem vindo a reforçar o número de CTeSP em áreas como Termalismo e Bem-Estar e Restauração e Inovação Alimentar 

2. a CCDR-Norte apoia através do Programa Norte 2020 diversos projetos como o «Emprego altamente qualificado nas empresas ou em COLABS – Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados (PME ou CoLAB), "Alto Tâmega – Turismo 4.0" e o "Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (AquaValor)»

3. a criação do AquaValor, em Chaves, no sentido de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a produção e a capitalização da Água Mineral Natural e os produtos a ela associados, tendo por base os conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos pelos parceiros e na Região 

4. durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia foi aprovado o Manifesto de Chaves para a investigação, inovação e valorização europeias da água mineral para estimular o debate acerca das potencialidades da água mineral nos domínios da saúde e do bem-estar, para o setor geotermal e desenvolvimento regional e visando a criação da rede colaborativa europeia «AQUANET – European Mineral Water Research, Innovation and Valorisation Network». 

O IPB tem atualmente cinco escolas superiores, em Bragança e em Mirandela, com nove mil alunos, e cuja oferta formativa é composta por Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas, Mestrados e Pós-Graduações.
Tags: água, turismo