Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-12-18 às 19h43

Ministro da Administração Interna presidiu à 10.ª reunião anual dos Oficiais de Ligação e dos Oficiais de Ligação de Imigração

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidiu esta quarta-feira à 10.ª reunião anual dos Oficiais de Ligação (OL) e dos Oficiais de Ligação de Imigração (OLI) do Ministério da Administração Interna (MAI) junto de várias embaixadas de Portugal.

O encontro, realizado no Ministério da Administração Interna, permitiu analisar três dossiers: a cooperação técnico-policial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2019, a prioridade estratégica do norte de África e a presidência portuguesa da União Europeia em 2021.

Eduardo Cabrita, a abrir os trabalhos, começou por realçar a importância dos OL e dos OLI do MAI como elementos de ligação em embaixadas consideradas estratégicas para Portugal. Esse papel é particularmente relevante, entre outras matérias, ao nível da cooperação técnico-policial e na promoção de fluxos migratórios regulares.

O Ministro abordou depois os desafios com que aqueles responsáveis deverão lidar no próximo ano: a preparação da presidência portuguesa da União em 2021, onde as relações UE-África são uma prioridade; a aprovação de um Acordo de Mobilidade na CPLP e o alargamento da rede dos OLI do MAI (Nova Deli, Pequim, Rabat e Londres), como forma de resposta aos desafios demográficos, ao crescimento da economia e à necessidade de organizar melhor os fluxos migratórios; por fim, o apoio à consolidação das democracias, designadamente ao nível da administração eleitoral.

Os OL e OLI presentes apresentaram depois um balanço dos assuntos mais relevantes nos respetivos postos em Angola, Argélia, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Guiné-Bissau, Marrocos, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e na Representação Permanente de Portugal junto da UE (REPER).