Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-14 às 11h10

Ministro da Administração Interna nomeia diretores na PSP

O Ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, nomeou os superintendentes-chefes Constantino Ramos e Paulo Lucas para os cargos, respetivamente, de Diretor Nacional Adjunto para a Unidade Orgânica de Operações e Segurança (UOOS) da Polícia de Segurança Pública (PSP) e de Comandante da Unidade Especial de Polícia (UEP).

Os despachos de nomeação, sob proposta do Diretor Nacional da PSP, foram assinados esta quinta-feira e os dois oficiais iniciam funções na próxima segunda-feira, dia 17.

O Superintendente-Chefe Constantino José Mendes de Azevedo Ramos tem 54 anos e ocupa, desde dezembro de 2013, o cargo de Comandante da UEP. Antes, tinha exercido as funções de Comandante e de 2.º Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa. Desempenhou ainda as funções de Comandante do Comando de Polícia de Viseu.

Na sua formação académica, destaca-se a licenciatura em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI, ex-Escola Superior de Polícia).

Já no seu percurso de formação profissional, conta com a frequência do Curso de Direção e Estratégia Policial, do Programa Avançado em Segurança e Defesa, do Curso de Auditores Nacionais de Aviação Civil e do Curso de Defesa Nacional, tendo ainda frequentado diversos cursos e ações de formação na PSP e em entidades externas.

O Superintendente-Chefe Paulo Manuel Pereira Lucas, 53 anos, exerce as funções de Comandante do Comando Metropolitano do Porto desde agosto de 2018.
Entre 2015 e 2018 foi oficial de ligação do Ministério da Administração Interna junto da Embaixada de Portugal em Maputo, após três anos como Diretor Nacional Adjunto da Unidade Orgânica de Operações e Segurança da PSP. Foi ainda Secretário-Geral-Adjunto do Sistema de Segurança Interna e Comandante do Comando Regional da Madeira.

Em termos académicos, tem uma licenciatura em Ciências Policiais e uma pós-graduação em Gestão Civil de Crises pelo ISCPSI.

A nível profissional, frequentou, entre outros, os cursos de «Leaders Program in Advanced Security Studies» no George C. Marshall European Center for Security Studies; de «Public Order and Crowd Management» no Colégio Europeu de Polícia; de "Hostage Negotiators» na Polícia Metropolitana de Londres e o de Direção e Estratégia Policial.