Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-04-19 às 18h29

Ministro da Administração Interna em reunião com Ministro de Migração e Asilo da Grécia sobre Novo Pacto para a Migração e o Asilo

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reuniu hoje com o Ministro de Migração e Asilo da Grécia, Notis Mitarachi, para debater questões relativas ao Novo Pacto para a Migração e o Asilo.

A reunião, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia e por videoconferência, permitiu analisar também os resultados do recente encontro ministerial, em Atenas, do grupo Med-5 – Chipre, Espanha, Grécia, Itália e Malta – sobre as diversas propostas da Comissão Europeia e Estados-Membros (EM) em matéria de migrações.

No centro desse debate está a partilha de responsabilidades e solidariedade entre os EM na inclusão dos migrantes e no retorno daqueles que não preenchem as condições de admissão.

Eduardo Cabrita e Notis Mitarachi abordaram ainda o papel do Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo (EASO) e a preparação da ministerial de Assuntos Gerais da UE, agendada para 11 de maio.