Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-12-03 às 10h24

Ministro da Administração Interna designa novo Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, designou o licenciado André Filipe Gomes Ramos Macedo Fernandes­­ para exercer as funções de Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, sob proposta do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Brigadeiro-General José Manuel Duarte da Costa.

André Fernandes nasceu em dezembro de 1980 e é licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Desde novembro de 2019 que desempenhava as funções de 2.º Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil da ANEPC. De janeiro de 2017 a novembro de 2019 foi Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, tendo anteriormente desempenhado a função de 2.º Comandante Operacional Distrital da mesma estrutura da ANEPC, bem como a de Adjunto de Operações Distrital (junho de 2008 a dezembro de 2010). De 2005 a 2008 foi Técnico Superior na Sociedade Parques de Sintra Monte da Lua, S.A.

É perito certificado no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil e entre a sua formação contam-se, entre outros, o Curso de Gestão Civil de Crises ministrado pelo Instituto de Defesa Nacional, o Curso de Liderança ministrado pela Academia Militar, o Curso de Segurança e Comportamento do Incêndio Florestal ministrado pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), o Curso Monográfico sobre o Regime Jurídico dos Bombeiros Portugueses ministrado pela ANEPC e pela ENB, o Curso de Quadros de Comando dos Corpos de Bombeiros da ENB, o Curso de Estado-Maior na Componente de Técnicas de Apoio à Decisão ministrado pelo Instituto Superior de Estudos Militares e o Curso de Proteção Civil e Organização Municipal do Território ministrado pela ANEPC.

Para 2.º de Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Ministro da Administração Interna designou o licenciado Miguel Lérias da Cruz­.

Miguel Cruz nasceu em junho de 1973 e é licenciado em Engenharia Florestal – Ramo de Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Técnica de Lisboa.

Desde fevereiro de 2017 que era Comandante de Agrupamento Distrital do Sul da ANEPC. De junho de 2008 a janeiro 2017 foi Adjunto de Operações Nacional no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS). Entre 2016 e 2018 integrou três missões internacionais, no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil UE - apoio aos incêndios florestais, ocorridos na Suécia (julho 2018), apoio aos incêndios florestais, ocorridos no Chile (janeiro 2017); apoio ao sismo ocorrido no Equador (abril 2016). Foi, entre abril de 2007 e junho de 2008, Adjunto de Operações Distritais no Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa da ANPC.

Frequentou diversas ações de formação no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil da União Europeia, bem como formações específicas no âmbito da Gestão Crises e Gestão da Emergência.