Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-09-02 às 22h55

Ministra de Estado e da Presidência e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social manifestam o seu pesar pelo falecimento de Acácio Catarino

A Ministra de Estado e da Presidência e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social manifestam o seu pesar pelo falecimento de Acácio Catarino, um reconhecido especialista em políticas sociais do nosso país que se destacou pelo pensamento humanista e de defesa intransigente dos direitos humanos.
 
Acácio Catarino teve uma vida inteiramente dedicada ao bem comum. Distinguiu-se nas causas solidárias, tendo presidido por mais de uma década à Cáritas Portuguesa. 
 
Foi uma figura importante do pensamento social cristão, discreta mas ativa, que abriu novos caminhos para a política social nos diferentes campos em que interveio. Foi um defensor da economia social mas também um homem de serviço público, com uma carreira de décadas nos serviços públicos de emprego que culminou com a presidência do IEFP. 
 
Um homem de causas que será recordado nos meios do desenvolvimento local, nas instituições de solidariedade social, na política social e de emprego com saudade e como inspirador de gerações de pessoas dedicadas às questões sociais.
 
À família e aos amigos endereçamos as mais sentidas condolências.
 
 
Mariana Vieira da Silva e Ana Mendes Godinho