Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-05-06 às 10h05

Ministra da Cultura lamenta profundamente a morte do ator e encenador Cândido Ferreira

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte do ator e encenador Cândido Ferreira (1949-2021), intérprete de destaque do teatro português e figura conhecida da nossa televisão e cinema.
 
Tendo iniciado a sua carreira no Teatro Operário de Paris, juntamente com Hélder Costa, foi, depois do 25 de abril, um dos membros fundadores de O Bando, grupo que dirigiu e onde trabalhou como ator, dramaturgo, encenador e produtor.
 
Numa carreira que evidencia a sua paixão pelo teatro, colaborou com diversas companhias ao longo da sua carreira, como o Teatro Experimental do Porto (TEP), o Teatro da Cornucópia, os Artistas Unidos, a Companhia de Teatro de Sintra, a Escola da Noite, regressando ocasionalmente à casa que ajudou a fundar. Em 1988 foi-lhe atribuído o Prémio Garrett de interpretação masculina pelo seu trabalho em "Comunidade", a partir do pungente texto de Luiz Pacheco, que o ator considerou "um grande desafio e uma grande luta que ganhei".
 
Além do seu percurso no teatro, Cândido Ferreira foi também presença frequente no cinema e na televisão portuguesa, emprestando a sua generosa bonomia a personagens de composição detalhada, para as quais trazia os anos de experiência e de cooperação, bem como o seu rigor profissional, características reconhecidas por todos com quem trabalhou.
Áreas:
Cultura