Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-05-18 às 19h05

Ministra da Cultura lamenta morte do violoncelista e professor Paulo Gaio Lima

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte do violoncelista e professor Paulo Gaio Lima (1961-2021), intérprete de exceção e músico completo, de grande projeção nacional e internacional.

Natural do Porto, foi discípulo de Madalena Sá e Costa e, mais tarde, de Maurice Gendron, no Conservatório Nacional Superior de Paris. Ao longo da sua carreira apresentou-se regularmente em festivais de música, tanto em Portugal como no estrangeiro, bem como com orquestras de todo o mundo, tendo sido solista da Orquestra Metropolitana de Lisboa entre 1992 e 2000.

Paralelamente ao seu percurso de intérprete, exerceu atividade docente na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra, tendo colaborado também com a Universidade de Évora e a Universidade do Minho.

Paulo Gaio Lima marcou a história da música portuguesa, sendo um dos mais prestigiados violoncelistas da sua geração, com reconhecimento nacional e internacional, num percurso profissional extraordinário, tanto enquanto intérprete como professor.

À família e amigos enviam-se sentidas condolências.

Graça Fonseca
18 de maio
Tags: música, cultura
Áreas:
Cultura