Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-29 às 18h41

Ministra da Cultura lamenta morte do realizador Nuno Teixeira

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte do realizador Nuno Teixeira (1943-2020), personalidade de destaque da ficção televisiva em Portugal.

Natural de Silgueiros, no Distrito de Viseu, Nuno Teixeira marcou a televisão portuguesa na década de oitenta, seja pelo seu trabalho pioneiro nas primeiras telenovelas portuguesas, como "Vila Faia", "Origens" e "Chuva na Areia", seja pelo seu contributo na programação de humor da RTP, com marcos da televisão pública como "Sabadabadu", "O Tal Canal", "Humor de Perdição", "Eu Show Nico" ou "Casino Royal". Foi também o realizador dos programas "Palavras Ditas" e "Palavras Vivas", em colaboração com Mário Viegas, que tiveram um papel fundamental em dar a conhecer ao público português o nosso vasto património literário e os nossos autores.

A sua colaboração com Herman José ficará na história da televisão portuguesa, com ideias e abordagens que, a partir da televisão pública, revolucionaram o humor televisivo e inspiraram gerações de humoristas portugueses que ainda hoje reconhecem nestes programas o exemplo e uma fonte inesgotável de inspiração.

O contributo de Nuno Teixeira para a cultura portuguesa é transversal, tendo também transposto para o pequeno ecrã peças de teatro e várias produções do Teatro Nacional São Carlos.

À Família e Amigos enviam-se sentidas condolências.

Graça Fonseca
29 de Julho, 2020
Áreas:
Cultura