Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-07-05 às 21h36

Ministra da Cultura lamenta morte do realizador de cinema e televisão Alfredo Tropa

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte do realizador de cinema e televisão Alfredo Tropa (1939-2020).

Natural do Porto, Alfredo Tropa começou a interessar-se pelo movimento cineclubista e pelo género da curta metragem ao frequentar a Faculdade de Ciências, em Coimbra. Em 1961, a sua paixão pela sétima arte é concretizada através da atribuição de uma bolsa de estudo do Fundo de Cinema Nacional para ingressar no IDHEC – Institut des Hautes Études Cinématographiques, em Paris, onde se diploma em realização cinematográfica.

Sendo um dos fundadores do Centro Português de Cinema, o seu nome está intimamente ligado a um coletivo de realizadores apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian e que tiveram um papel central no cinema novo português.

Em 1968, Alfredo Tropa integra os quadros da Rádio Televisão Portuguesa onde decorreu a essência da sua atividade cinematográfica desde então, nomeadamente na realização da série televisiva "O Povo que Canta", que documenta a obra do etnólogo e musicólogo Michel Giacometti, dando assim a conhecer ao país uma considerável diversidade de cantos de trabalho e um importante património imaterial em vias de extinção. Na RTP foi ainda responsável pelo departamento de Arquivos e Documentação espelhando o seu interesse analítico sobre a preservação do património fílmico nacional.   

Agraciado com o Grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique a 9 de junho de 2000, Alfredo Tropa será sempre recordado como uma figura importante da televisão portuguesa e da cinematografia nacional. Ainda este ano será um dos homenageados pela Academia Portuguesa de Cinema com o Prémio Sophia de Carreira, na qualidade de um dos fundadores do Centro Português de Cinema.

À sua família e amigos enviam-se sentidas condolências. 
Áreas:
Cultura