Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-03-24 às 17h14

Ministra da Cultura lamenta morte do professor e programador Gil Mendo

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte do coreólogo, professor e programador Gil Mendo (1946-2021), figura que marcou a história da dança contemporânea em Portugal e cujo percurso profissional ajudou a moldar muitas das instituições culturais com as quais trabalhou ou colaborou. 
 
Natural de Oeiras, estudou dança no Centro de Estudos de Bailado do Instituto de Alta Cultura, Teatro Nacional de São Carlos. De perfil discreto, atento e observador, devemos a Gil Mendo um cuidado permanente para com a dança portuguesa, tanto no seu ensino e estudo, como na programação e no desenho de políticas culturais.
 
Na Escola Superior de Dança, instituição na qual foi professor durante mais de vinte anos, acompanhou gerações de bailarinos e coreógrafos, inscrevendo-os na prática pedagógica de repertório contemporâneo. Em 1990, participou na fundação do Fórum Dança, momento central para a dança contemporânea e pioneiro na promoção da dança contemporânea, através da formação profissional e artística, da investigação, da edição e da documentação.
 
Fez parte da Comissão Instaladora do Instituto Português das Artes do Espetáculo (antecessor da atual Direção-Geral das Artes) e foi, posteriormente, coordenador do seu Departamento de Dança, num momento central para a história das políticas culturais em Portugal. 
 
No vasto percurso profissional de Gil Mendo merece também destaque o seu trabalho enquanto programador de Dança da Culturgest, exemplo de acompanhamento dos artistas, tanto nacionais quanto internacionais. De igual forma, sua participação em redes internacionais de artes do espetáculo foi fundamental na internacionalização e na defesa da criação artística em Portugal.
 
Gil Mendo foi um professor modelar, mas também um exemplo de generosidade e de uma vida dedicada a ajudar outros a fazer da dança um lugar de partilha. Pelo seu percurso, pelas suas qualidades pessoais e profissionais e pelo seu papel central no desenvolvimento da dança contemporânea portuguesa, como herdeiro e continuador de outros grandes nomes da cultura portuguesa, como Margarida Abreu, Anna Mascolo e Jorge Salavisa, a história da dança em Portugal não se pode escrever sem que o nome e a memória de Gil Mendo sejam celebrados. 
 
À família e amigos enviam-se sentidas condolências.
 
Graça Fonseca 

Tags: dança
Áreas:
Cultura