Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-21 às 18h59

Ministra da Cultura lamenta morte de Vasco Pulido Valente

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte do historiador, escritor e jornalista Vasco Pulido Valente (1941-2020), um dos intelectuais mais marcantes da vida pública portuguesa dos últimos cinquenta anos.

Historiador rigoroso, sem os excessos do academismo canónico, foi uma voz dissonante e um olhar lúcido e crítico da política e da sociedade portuguesa, que nunca procurou nem pediu consensos. Com uma escrita exemplar e limpa, os textos de Vasco Pulido Valente são um testemunho único sobre a nossa história, do período oitocentista e da Primeira República, do 25 de abril e da vida em democracia, fruto de um conhecimento muito profundo e sistematizado da realidade portuguesa.

No seu trabalho enquanto cronista foi um crítico polémico e radical, até de si mesmo, mas nas suas palavras, que fizeram da exigência uma forma de nunca ceder, projeta-se uma forma de ver e entender Portugal que será memória perene do que somos, com o fio de pensamento e a argúcia de quem soube que a História era e será sempre maior do que os homens que a viveram.

Com uma participação ativa na vida política, Vasco Pulido Valente desempenhou ainda as funções de Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro do VI Governo Constitucional, com responsabilidade na área da cultura, num momento definidor e de formação dos alicerces da nossa democracia.

À família e amigos enviam-se sentidas condolências.
Tags: cultura
Áreas:
Cultura