Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-12-15 às 15h42

Ministra da Cultura lamenta morte de Rogério Samora

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte do ator Rogério Samora, um intérprete memorável e que deixou uma marca distintiva na história do teatro, do cinema e da televisão em Portugal.
 
Natural de Lisboa e tendo frequentado a Escola Superior de Teatro e Cinema, Rogério Samora fez parte da geração de atores que se destacou junto do grande público, tendo colaborado com os grandes vultos da cultura portuguesa. No cinema, Manoel de Oliveira, João Botelho e Fernando Lopes foram alguns dos realizadores com quem trabalhou. Com dedicação e entrega notáveis, deu corpo a muitos papéis em séries e telenovelas.
 
Numa carreira que o tornou presença permanente junto do público português, seja no teatro, no cinema ou na televisão, o talento e a criatividade de Rogério Samora fizeram-no destacar-se como um dos mais completos atores da sua geração. 
 
Na sua voz e nos seus gestos, as complexidades, os matizes e as contradições da natureza humana ganhavam uma extensão única, que o público português e os seus pares sempre reconheceram. Nas personagens que interpretou, e através delas, construiu um elenco abrangente e representativo de personalidades, no qual podemos ler as diferentes fases da nossa história, mas, também, uma dimensão transversal às épocas, aos lugares e aos tempos.
 
Por isso, o seu percurso enquanto ator foi sinónimo de versatilidade, não apenas nos papéis que interpretou, mas também no modo como desaparecia para dentro deles, permitindo que uma nova vida surgisse e respondendo à multiplicidade de olhares dos vários nomes com os quais foi colaborando. 
 
Trabalhador incansável e dedicado, ator completo e capaz dos mais diversos registos, deixa um legado inapagável de emoções e personagens. 
 
À família e amigos enviam-se sentidas condolências.
 
Graça Fonseca
Áreas:
Cultura