Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-05-04 às 18h51

Ministra da Cultura lamenta morte de Maria Helena Varela Santos

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte da apresentadora Maria Helena Varela Santos (1934-2020), primeira locutora de continuidade da RTP e uma mulher indissociável da história da televisão em Portugal.

Tendo-se estreado na RTP em 1956, nas suas emissões experimentais, foi Maria Helena Varela Santos quem primeiro saudou os telespectadores no dia inaugural de emissões regulares da RTP, a 7 de março de 1957, desempenhando, por isso, um papel central na história da televisão em Portugal. Foi no seu talento e empenho que a imagem e perfil do locutor de continuidade se sedimentou, como um exemplo que os seus sucessores não deixaram, em parte, de seguir. Do seu percurso público destaca-se, igualmente, a apresentação do festival da canção inaugural, em 1964, ou de concursos como "Dize Tu, Direi Eu!".

Maria Helena Varela Santos deu voz e rosto ao serviço público de televisão, quando este dava os seus primeiros passos em Portugal, tendo contribuído de forma significativa para a especial ligação entre a televisão pública e os telespectadores.

À Família e Amigos enviam-se sentidas condolências.

Graça Fonseca
4 de maio
Áreas:
Cultura