Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-08-07 às 16h27

Ministra da Cultura lamenta morte da pintora e artista plástica Teresa Black

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte da pintora e artista plástica Teresa Black (1930-2020).

Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos com o mestre Domingos Rebelo, tendo continuado a sua formação em Londres, na Slade School of Fine Artes, numa época em que muitos artistas portugueses procuravam nesta cidade um outro panorama por via da internacionalização e da sua presença ou inserção em meios cosmopolitas. Na Slade School foi colega de Paulo Rego, tendo ficado, desde então, uma relação artística e uma amizade que uma exposição no Centro de Memória de Vila do Conde intitulada "Paula Rego / Teresa Black: amigas para a vida" (2014) procurou refletir.

Em Portugal, fez parte do Grupo Pitágoras, do Grupo Viragem e do Grupo Viajarte, tendo exposto nas galerias Tempo, Grade, Crishop, Ogiva, Forum Picoas, entre outros espaços.
Mantendo sempre a pintura como centro das suas investigações plásticas, Teresa Black foi uma artista multifacetada, não deixando de se dedicar a uma diversidade de práticas, temas, materiais, técnicas, disciplinas e linguagens, da pintura à colagem, passando pela tapeçaria e cerâmica. Polivalente, a sua pintura revela abordagem ousada e luminosa, onde as cores são o elemento de destaque, expressando de forma muito particular a sua experiência vivencial.

À Família e Amigos enviam-se sentidas condolências.
Graça Fonseca
Tags: cultura, arte
Áreas:
Cultura