Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-12-14 às 13h19

Ministra da Cultura lamenta morte da escritora e jornalista Leonor Xavier

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte da escritora e jornalista Leonor Xavier, uma autora acutilante e cuja obra constitui uma memória única e viva das relações sociais e culturais entre Portugal e o Brasil e que alargou e reforçou as pontes entre estes dois países. 
 
Natural de Lisboa e licenciada em filologia românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Leonor Xavier emigrou para o Brasil em 1975, naquilo que significou, como a própria reconheceria mais tarde, «a grande guinada da minha vida (…) a descoberta da vida rasgada, ali clandestinamente à minha espera«.
 
Escritora em todas as dimensões - na crónica, na biografia, no jornalismo, no conto e no romance - Leonor Xavier era um símbolo de liberdade de pensamento e exemplo de uma vida feita na defesa dos princípios humanistas, pelos quais sempre lutou. 
 
Estudiosa das relações culturais entre Portugal e o Brasil, a ela devemos um olhar aceso e incisivo sobre o que de mais vivo une os dois povos, em obras que refletem sobre a experiência da emigração portuguesa no Brasil, como «Contributo para a história dos portugueses no Brasil» (1983) ou «Portugueses do Brasil e brasileiros de Portugal» (2016). 
 
Com uma obra e uma atividade cívica abrangentes, é também em Leonor Xavier que devemos pensar quando falamos de direitos da mulher e de feminismo, numa autora que sempre procurou, nos diálogos que foi mantendo com os leitores – na imprensa ou na literatura – esboçar uma reflexão aguda sobre as relações humanas.
 
A partir da sua experiência pessoal, Leonor Xavier construiu uma obra feita de narrativas amplas e que iluminam os matizes de uma experiência de continuidade e mudança nas vivências de quem, a partir de Portugal, emigrou para o Brasil. Com um olhar atento e perspicaz, transversal aos seus textos, Leonor Xavier deixa um testemunho de grande valor na cultura que se expressa em língua portuguesa, sendo a sua própria voz exemplo desta língua construída em múltiplas tonalidades irmãs. 
 
À família e amigos enviam-se sentidas condolências. 

Áreas:
Cultura