Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-06-10 às 20h31

Ministra da Cultura lamenta morte da atriz Maria José

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte da atriz Maria José (1927-2020), cuja longo percurso no teatro, no cinema e na televisão é testemunho único da história recente da representação em Portugal.

Natural de Lisboa, cedo se estreou com um papel na revista "Pernas ao Léu" em 1933. Em 2015 despediu-se dos palcos com "74 Eunices", uma homenagem do Teatro Nacional D. Maria II a Eunice Muñoz. Ao longo de mais de oitenta anos de carreira, Maria José contracenou ou foi encenada pelos grandes nomes da representação, do drama e da comédia, ao teatro de revista e ao teatro infantil, dos palcos ao cinema e à televisão, tendo feito parte de muitas das companhias históricas como Teatro Estúdio de Lisboa, o Teatro Experimental de Cascais, o Teatro da Cornucópia ou A Comuna - Teatro de Pesquisa.

Vê-la, tanto nos palcos como nos ecrãs, era ver um imenso talento, mas também uma capacidade de aprendizagem constante com os seus pares. Ver Maria José é ver o teatro português, é ver, através das personagens a que deu corpo e voz, as inquietações, as paixões e os dramas que todos reconhecemos como nossos.

O teatro português perde hoje uma parte da sua história, porque Maria José a testemunhou, a viveu e, claro, também a fez. Hoje, o som de todos os aplausos da sua carreira ouve-se.

À Família e Amigos enviam-se sentidas condolências.

Graça Fonseca
10 de junho
Tags: cultura, teatro
Áreas:
Cultura