Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-02-03 às 14h17

Ministra da Cultura lamenta morte da atriz Adelaide João

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte da atriz Adelaide João (1921-2021), figura inesquecível do teatro, da televisão e do cinema em Portugal.
 
Natural de Lisboa, deu os primeiros passos no teatro amador, quando ingressou no Grupo Cénico da Philips, empresa em que trabalhava desde os catorze anos. Foi neste contexto que o realizador Artur Ramos a descobriu e convidou para participar em "Fim de Semana em Madrid" (1960), na RTP. Na sua longa ligação à televisão pública, participou em peças, séries, novelas e filmes, fazendo parte do elenco das primeiras telenovelas de produção nacional, como "Vila Faia" (1982), "Origens" (1983), "Chuva na Areia" (1985) ou "Palavras Cruzadas" (1987).
 
No teatro, o seu percurso mostra-nos o que foi a história do teatro português na segunda metade do século XX, tendo participado em peças dos mais importantes grupos da história do teatro português, como o Teatro Estúdio de Lisboa, o Teatro Experimental de Cascais, o Teatro da Cornucópia ou o Teatro O Bando. 
 
No cinema trabalhou com realizadores como Ernesto de Sousa, José Fonseca e Costa, Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Ricardo Costa. Numa carreira notável, merece menção, em particular, uma interpretação fulgurante em "O Fim do Mundo" (1993), de João Mário Grilo, selecionado para o Festival de Cannes, em 1993, na secção Un certain regard. Desta interpretação destaca-se o seu retrato impressivo de uma ruralidade no feminino, rosto de uma desigualdade no tratamento judicial e da violência sobre as mulheres. 
 
Adelaide João, atriz de uma graciosidade imensa e com uma singular inteligência de palco, era reconhecida pelos seus colegas de profissão como um exemplo de integridade e de entrega. A profusão de papéis, do teatro experimental às séries de televisão e ao cinema, são testemunho da qualidade e de um modo de representação sem pejo na diversidade e na entrega. 
 
À família e amigos enviam-se sentidas condolências.
 
Graça Fonseca
3 de fevereiro

Áreas:
Cultura