Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-01-31 às 12h07

Ministra da Cultura lamenta a morte do compositor e ator Licínio França

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte do ator, cantor e compositor Licínio França (1953-2021), figura marcante dos ecrãs portugueses.

A sua carreira artística começou na música, como compositor e intérprete, durante a década de setenta. Como cantautor, lançou diversos singles, participou em festivais de música e fez várias digressões ao Luxemburgo, França, Estados Unidos e Canadá. 
 
Estreou-se nos palcos com a versão portuguesa do musical "Annie" (1983), onde contracenou com Armando Cortez, Carlos Quintas, Maria João Abreu e Nicolau Breyner que, anos mais tarde, o levaria para o elenco de "Eu Show Nico" (1988), um dos programas fundamentais do humor português na década de oitenta e onde algumas das personagens interpretadas por Licínio França encantaram e fizeram rir os portugueses. Nesse mesmo ano fez ainda parte do elenco das séries «7º Direito» e «Os Homens da Segurança» e da telenovela «Passerelle», todas da RTP. Nas décadas que se seguiram, foi presença assídua em diversas séries e telenovelas, conciliando sempre o seu trabalho de representação com o seu talento e a sua paixão pela música.

Nas personagens a que deu vida, tal como nas músicas que compôs, Licínio França foi sempre um autor e intérprete comprometido com a criação artística. 
 
À Família e amigos enviam-se sentidas condolências. 

Áreas:
Cultura