Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-08-09 às 14h48

Ministra da Cultura lamenta a morte do ator e encenador Alberto Villar

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte do ator e encenador Alberto Villar (1933-2020).
 
Tendo-se estreado no teatro amador, o percurso profissional de Alberto Villar foi marcado por uma longa ligação ao Teatro Nacional D. Maria II, onde participou em peças como "Auto da Geração Humana", "O Judeu", "Auto de Santo António", "As Fúrias", "Ricardo II" ou "Felizmente Há Luar". No Teatro Nacional foi também diretor de produção e diretor de cena, com destaque para o seu trabalho com Filipe la Féria, em "A Casa do Lago", com os atores Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz.
 
Em mais de cinquenta anos de carreira, Alberto Villar participou em várias digressões, tanto pelo país como no estrangeiro, com as Companhias Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro, Metrul, Teatro de Todos os Tempos, Companhia Independente de Teatro e Teatro Experimental de Cascais. Foi também bolseiro do Ministério da Cultura em 1985, tendo estudado em Paris num curso de encenação e régie no Teatro Nacional de Chaillot. 
 
O teatro português perde hoje um rosto e uma voz a que todos nos habituámos, dos palcos à televisão, mas também alguém que, com o seu incansável trabalho, levou o teatro e, com ele, a cultura a tantos lugares do nosso país. 
 
À Família e Amigos enviam-se sentidas condolências.
 
Graça Fonseca

Tags: teatro
Áreas:
Cultura