Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-02-16 às 22h58

Ministra da Cultura lamenta a morte do ator e argumentista Tozé Martinho

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte do ator e argumentista António José Bastos de Oliveira Martinho, conhecido publicamente como Tozé Martinho, enaltecendo o papel nuclear que representou no mundo teatral e audiovisual nacional.
 
Tozé Martinho estreou-se aos 30 anos no programa televisivo "A Visita da Cornélia", mas foi com a sua participação na primeira telenovela portuguesa "Vila Faia" (1982) que a sua carreira profissional se afirmou.

Ao longo dos anos, esteve ligado à ficção nacional portuguesa, quer como ator, quer como argumentista de inúmeras telenovelas e séries.

Filho da atriz Maria Teresa Ramalho (Tareka) e sobrinho e irmão das escritoras Isabel da Nóbrega e Ana Maria Magalhães, motivado pelas suas pertenças culturais, Tozé Martinho foi ainda autor do livro de contos "Coisas do Dinheiro" e do romance "Dá-me Apenas Um Beijo".

A sua vivência profissional e cordialidade suscitaram um largo apreço e empatia junto de várias gerações do público português e da comunidade de atores e autores nacionais.

À família e amigos enviam-se sentidas condolências.

Tags: teatro
Áreas:
Cultura