Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-01-07 às 9h37

Ministra da Cultura lamenta a morte da artista plástica Maria José Cavaco

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte da artista plástica Maria José Cavaco (1967-2022).
 
Natural de Ponta Delgada, Maria José Cavaco licenciou-se em pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo concluído o seu doutoramento em Arquitetura, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Ao longo do seu percurso artístico participou em diversas exposições coletivas e individuais, estando representada em muitas coleções de arte públicas e privadas de prestígio. 
 
Na sua obra, que se constitui de forma clara num triângulo entre o corpo, a casa e o horizonte, explorou essencialmente a pintura, muitas vezes em cruzamento com outros meios de expressão. Maria José Cavaco realizou ao longo das últimas décadas uma obra segura, reveladora de um imaginário poético, sensível ao cruzamento das artes visuais com a literatura, recorrendo sempre a várias técnicas e materiais, para evocar a história da pintura numa ideia de território, particularmente atenta à especificidade paisagista da insularidade açoriana.
 
Atempadamente, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas realizou no ano de 2021 a primeira grande exposição retrospetiva do seu percurso, "Lugares de Fractura", onde foi possível descobrir um vasto corpo de trabalhos realizados entre 2000 e a atualidade. 
 
Para além do seu trabalho artístico, Maria José Cavaco foi também professora do ensino secundário e superior, integrou o Conselho Regional de Cultura dos Açores, desde 2018, e foi consultora para as Artes Visuais do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, tendo tido um papel de grande relevo na divulgação e no desenvolvimento da arte contemporânea nos Açores.
 
À família e amigos enviam-se sentidas condolências.
Tags: arte
Áreas:
Cultura