Saltar para conteúdo

Comunicados

2020-11-18 às 17h30

Ministra da Cultura felicita vencedores do Prémio Nacional de Ilustração 2020

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicita o autor e ilustrador Bernardo P. Carvalho, vencedor da 24.ª Edição do Prémio Nacional de Ilustração com a obra "Hei Big Bang! (Ninguém disse que era fácil)", com texto de Isabel Minhós Martins e publicado pela Planeta Tangerina.

Felicitam-se também, pelas menções especiais que obtiveram, Joana Estrela, pela obra "Aqui é um bom lugar", com texto de Ana Pessoa, também publicada pela editora Planeta Tangerina, e Susana Diniz e Pedro Semeano, pela obra "Eu sou o Lobo – o rei da floresta portuguesa", com texto de Ricardo J. Rodrigues, e publicado pela INCM/Pato Lógico.

Estas obras e os seus autores demonstram o talento, a originalidade e a criatividade da ilustração e banda desenhada portuguesas na atualidade. Tão importante quanto promover a leitura, é incentivar a imaginação, transformar os leitores, também, em artistas e criadores. As presenças de destaque em feiras internacionais e os prémios nacionais e internacionais que os nossos ilustradores têm ganho nos últimos anos, demonstram a imensa vitalidade desta área do livro em Portugal, bem como o talento e a originalidade dos nossos autores. Parabéns, também por isso, ao vencedor e às menções especiais, cuja criatividade continua a inspirar-nos e a projetar lá fora o nosso país e a nossa cultura.

As 24 edições deste Prémio Nacional, criado pelo Ministério da Cultura através da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB),

têm vindo a revelar-se como fundamentais para o apoio à criação nesta componente e para internacionalização dos nossos ilustradores, em conjunto com a linha de apoio à ilustração e bd, também da responsabilidade da DGLAB.
Tags: cultura
Áreas:
Cultura