Saltar para conteúdo

Comunicados

2021-01-08 às 12h02

Ministra da Cultura congratula Professora Leonor Machado de Sousa, distinguida com a Excelentíssima Ordem do Império Britânico

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, congratula a Professora Leonor Machado de Sousa, distinguida com a Excelentíssima Ordem do Império Britânico, como tributo à sua prestigiada contribuição para as artes e ciências.

Esta distinção vem coroar um percurso académico inovador nos estudos anglo-portugueses, amplamente reconhecido pelos seus pares e pelos muitos alunos que, ao longo de décadas, com ela aprenderam e trabalharam.

Leonor Machado de Sousa foi a primeira mulher a exercer uma cátedra de estudos ingleses em Portugal e a primeira mulher a exercer o cargo de diretora da Biblioteca Nacional de Portugal, uma das instituições de referência da cultura portuguesa. É, também, membro da Academia Portuguesa da História, contribuindo de forma significativa para o prestígio desta instituição com o seu trabalho pioneiro no estudo das relações entre Portugal e o Reino Unido.

O seu percurso profissional e o seu contributo para a história e cultura portuguesas são significativos, não só pelo rigor e pela excelência das suas investigações académicas, mas também pela forma como abriu horizontes e novos caminhos para as mulheres portuguesas.


Tags: arte, ciência
Áreas:
Cultura