A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, congratula o bailarino António Casalinho pela distinção com o Prémio de Interpretação Contemporânea e com uma bolsa de estudo na competição internacional de bailado Prix de Lausanne, na Suíça.
Estes prémios vêm, assim, juntar-se a outras distinções que o jovem bailarino português tem recebido, cimentando o seu nome e o seu talento na dança contemporânea, tanta nacional como internacionalmente. Com um percurso ímpar, António Casalinho, nascido em 2003, tornou-se o primeiro bailarino no mundo a ser distinguido nos quatro principais concursos internacionais de dança, somando a este prémio a vitória no International Ballet Competition de Varna (em 2018), no Youth America Grand Prix (em 2019), no Grand Prix da IBCC (em 2019).
Com dezassete anos, e com todo o reconhecimento, distinções e homenagens que o seu trabalho no futuro certamente continuará a receber, António Casalinho é já um dos mais notáveis talentos da dança contemporânea portuguesa e um jovem que, com o seu percurso notável, projeta a cultura portuguesa para fora das nossas fronteiras.
Reconhecer o talento e o trabalho de António Casalinho é, também, realçar o trabalho de excelência do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Leiria, instituição de referência no ensino da dança em Portugal e cujos alunos tiveram uma participação de destaque no Prix de Lausanne de 2021.