Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-12-05 às 16h22

Ministra da Cultura congratula escritora Djaimilia Pereira de Almeida pelo Prémio Oceanos 2019

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicita vivamente a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, vencedora do Prémio Oceanos 2019, com o romance Luanda, Lisboa, Paraíso, uma história da diáspora que explora os dramas da mudança, da desilusão e da doença.

O júri do Prémio, formado pelos portugueses Daniel Jonas e Manuel Frias Martins, e pelas brasileiras Eliane Robert Moraes, Maria Esther Maciel e Verónica Stigger, decidiu atribuir o segundo lugar ao romance Eliete, da portuguesa Dulce Maria Cardoso, e o terceiro lugar ao romance Sorte, da brasileira Nara Vidal.

O Prémio Oceanos é um dos mais importantes da língua portuguesa e resulta de uma parceria entre o Ministério da Cultura de Portugal e o Instituto Itaú Cultural, Brasil.

Esta iniciativa tem-se destacado como um relevante instrumento para a consolidação e promoção da língua portuguesa, numa parceria entre entidades públicas e privadas. O Prémio representa um diálogo fundamental entre as várias culturas que partilham a mesma língua, expressando, em simultâneo, a sua transversalidade e a força de diversos géneros literários, da prosa à poesia, promovendo a língua portuguesa como um património comum de vários países.

Parabéns a todos os escritores distinguidos nesta edição do Prémio Oceanos!

Graça Fonseca
5 dezembro, 2019
Áreas:
Cultura