Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-08-26 às 14h14

Ministério do Mar avança com dragagem das barras de Póvoa de Varzim e Vila do Conde

Os vários episódios de elevada precipitação, que ocorreram este verão no norte do país, provocaram cheias e o consequente arrastamento de sedimentos, que se depositaram na parte terminal dos rios, nomeadamente nos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.

Para fazer face aos condicionamentos na utilização destes portos, com o aumento do risco para pessoas e embarcações, o Ministério do Mar, através da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), vai avançar com a empreitada de dragagem nas barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.

A DGRM tinha já previsto, de acordo com o proposto no Plano Plurianual de Dragagens, executar dragagens de manutenção nestes portos nos próximos 12 meses. Dado o caráter de urgência desta intervenção, a DGRM vai adotar um procedimento por consulta prévia por motivos de urgência imperiosa para a realização dos trabalhos de dragagem dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, permitindo assim repor a segurança da navegação.

O investimento a realizar ascende a um montante de 1.465.454€, tendo a abertura do procedimento concursal sido autorizada esta terça-feira, dia 25 de agosto.
Tags: mar, portos
Áreas:
Mar