Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-11-24 às 12h16

Ministério do Ambiente e da Ação Climática lança campanha «Não Deixes Cair a Máscara»

Na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lança a campanha «Não Deixes Cair a Máscara». Promover o uso de máscaras reutilizáveis em detrimento das descartáveis, evitando a produção de resíduos, e sensibilizar para a correta deposição de máscaras descartáveis, assegurando que são colocadas no contentor dos indiferenciados, são os principais objetivos da campanha, que tem início esta terça-feira, 24.

Nas próximas semanas, o movimento #NãoDeixesCairaMáscara será difundido em vários meios de comunicação, através de um spot televisivo e de rádio, da presença online e em redes sociais. No website - https://naodeixescairamascara.pt – e na conta de instagram - instagram.com/naodeixescairamascara/ – serão partilhadas informações sobre a prevenção de produção de resíduos e todos os designs exclusivos criados propositadamente para esta campanha, para utilização livre das instituições e empresas que queiram juntar-se a esta ação e a este movimento.

Com um público-alvo preferencial, a população em idade escolar, reconhecida pela sua forte consciência ambiental, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática espera sensibilizar um conjunto de pessoas mais alargado: pais e famílias, professores e outros elementos da comunidade escolar.

Recorde-se que as estimativas indicam que o uso mensal de máscaras a nível nacional rondará 150 milhões de unidades. Cada uma, feita de polipropileno, necessita de 300 a 400 anos para degradar-se. 
Se 1% for depositada incorretamente, além do risco para a saúde pública, cerca de seis toneladas de plástico serão descartadas no solo, cursos de água e no mar.

Todos os materiais da campanha #NãoDeixesCairaMáscara estão disponíveis aqui.

#NãoDeixesCairaMáscara
#NósOsPróximos
#NãoSeremosOsÚltimos
Tags: resíduos