Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2020-06-01 às 19h25

Área da Coesão Territorial quadruplica apoios a empresas que se adaptaram à pandemia

Foram alargados para 108 milhões de euros os apoios a fundo perdido dos Programas Operacionais Regionais (PO Regionais) do Portugal 2020 destinados às empresas que reconverteram a sua produção para responder aos desafios da pandemia. Tal representa um reforço de 82 milhões de euros em relação à verba inicial, de 26 milhões de euros, para o Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020.

Através do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva no contexto da Covid-19 (14-SI-2020), e com os 108 milhões de euros agora anunciados, espera-se que os PO Regionais venham a financiar cerca de 440 projetos empresariais. Com este alargamento, esta linha de apoio vai agora poder apoiar uma parte significativa das candidaturas consideradas elegíveis para este financiamento.

Os PO Regionais apoiam, neste Sistema de Incentivos, projetos com um investimento total até 500 mil euros.

Até esta segunda-feira, através desta linha, os PO Regionais assinaram já contrato com 195 projetos empresariais (45 dos quais em territórios do Interior), num valor de 40 milhões de euros em fundos europeus.

Esta medida foi criada para incentivar a produção de máscaras, viseiras, álcool-gel e outros materiais fundamentais no combate à Covid-19. A participação das empresas superou as estimativas iniciais. O alargamento da verba agora anunciado é um reconhecimento do esforço e dedicação dos empresários e empreendedores portugueses e do mérito das candidaturas recebidas pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (gestoras dos PO Regionais) no âmbito do Portugal 2020.

A par desta linha de apoio à inovação produtiva, foi lançada uma outra para apoiar a investigação científica no combate à pandemia (25-SI-2020), com 13 milhões de euros dos PO Regionais. Ao abrigo desta linha, que apoia empresas e projetos em parceria entre empresas e entidades do sistema científico, já foram apoiados 18 projetos com 3 milhões de euros em fundos europeus.