Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2021-06-21 às 13h12

Ministério da Agricultura reforça dotação comunitária do programa nacional de apoio ao setor vitivinícola

O Ministério da Agricultura vai aumentar em 4 milhões a dotação orçamental comunitária referente aos projetos submetidos no âmbito do Concurso de apoio à promoção de vinhos, em mercados de países terceiros.

Esta medida comunitária, aplicada por Portugal no quadro do programa nacional de apoio ao setor vitivinícola, contabilizou para o ano de 2021 uma intenção de investimento superior à dotação do Aviso de abertura do Concurso. Neste contexto, e de forma a garantir a elegibilidade das ações de promoção das candidaturas submetidas no Concurso nº 1/2021, o Ministério da Agricultura reforçou a dotação comunitária de 6 M€ para 10 M€.

Para a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, «a promoção dos vinhos de Portugal em mercados de países terceiros tem sido fundamental para o comportamento positivo das exportações nacionais, inclusive no contexto de pandemia, sendo de destacar o desempenho das exportações do vinho certificado no mês de abril, segundo os últimos dados do INE».

O mês de abril de 2021 registou, à semelhança do mês de março, um comportamento muito positivo para as exportações nacionais em volume, valor e preço médio, concluindo-se o mês com +28,6%, +31,4% e +2,2%

respetivamente. Em comparação com o mês de abril de 2020, Portugal registou um aumento de 27,6% em volume, de 30,7% em valor e de 2,4% no preço médio.

Para este impacto positivo contribuíram, de forma mais significativa, os mercados dos Estados Unidos, França e Alemanha. De salientar, ainda, o desempenho no mercado do Canadá, Bélgica, Países Baixos e Suíça, que registaram um crescimento nas vendas, em valor e no preço médio.
Tags: vinho
Áreas:
Agricultura